A turma da professora Sinara Pagnan do 5º ano desenvolveu um trabalho sobre o lixo.
O projeto desenvolveu-se com saídas a campo e pesquisas, visitaram o CIRSURES - Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região do Extremo Sul para onde é levado todo o lixo de nossa cidade. Estiveram conhecendo um Minhocário (compostagem doméstica) onde as minhocas consomem o lixo orgânico produzido pela família. Também conheceram o “Recanto das Flores” em Cocal do Sul; um horto onde a preservação do meio ambiente está presente, através da captação das águas das chuvas, reciclagem, coleta seletiva do lixo e muito mais. Através da parceria com o Comitê da bacia hidrográfica do rio Urussanga puderam conhecer todo o trajeto do rio, desde as nascentes até a foz, onde puderam observar o lixo descartado no meio ambiente (esgoto, materiais pesados, agrotóxicos, lixos domésticos, etc). Fizeram pesquisas através de livros, jornais, revistas e internet conforme o tema do grupo. Conheceram a origem de alguns materiais através da apresentação do DVD “De onde vem?” do Ministério da educação (papel, energia, vidro, plástico). Para a culminância e apresentação dos trabalhos os alunos apresentaram o trabalho a toda a classe, produziram maquetes, cartazes, experiências, roupas feitas de material reciclável, artesanato e brinquedos feitos com materiais recicláveis. Quanto mais desenvolvido é um povo, menos lixo ele produz. Por isso, cuidar do lixo é uma questão de cidadania consciente visando o futuro do nosso planeta.
O projeto desenvolveu-se com saídas a campo e pesquisas, visitaram o CIRSURES - Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região do Extremo Sul para onde é levado todo o lixo de nossa cidade. Estiveram conhecendo um Minhocário (compostagem doméstica) onde as minhocas consomem o lixo orgânico produzido pela família. Também conheceram o “Recanto das Flores” em Cocal do Sul; um horto onde a preservação do meio ambiente está presente, através da captação das águas das chuvas, reciclagem, coleta seletiva do lixo e muito mais. Através da parceria com o Comitê da bacia hidrográfica do rio Urussanga puderam conhecer todo o trajeto do rio, desde as nascentes até a foz, onde puderam observar o lixo descartado no meio ambiente (esgoto, materiais pesados, agrotóxicos, lixos domésticos, etc). Fizeram pesquisas através de livros, jornais, revistas e internet conforme o tema do grupo. Conheceram a origem de alguns materiais através da apresentação do DVD “De onde vem?” do Ministério da educação (papel, energia, vidro, plástico). Para a culminância e apresentação dos trabalhos os alunos apresentaram o trabalho a toda a classe, produziram maquetes, cartazes, experiências, roupas feitas de material reciclável, artesanato e brinquedos feitos com materiais recicláveis. Quanto mais desenvolvido é um povo, menos lixo ele produz. Por isso, cuidar do lixo é uma questão de cidadania consciente visando o futuro do nosso planeta.
Sabemos
que não é possível resolvermos o problema do lixo em nossa cidade de uma hora
para outra. Porém, com conhecimento e pequenas ações podemos começar
conscientizando nossos alunos sobre este problema que atinge a maioria dos
municípios de nosso país.
Através
deste projeto esperamos que o nosso objetivo seja alcançado com nossos alunos
sensibilizados e que sejam agentes de divulgação dos cuidados com o lixo em
nossa escola e em casa, conscientizando os colegas das demais séries e seus
familiares a não jogarem lixo no chão e realizarem a coleta seletiva.