segunda-feira, 28 de outubro de 2013

CRISTO REI VISITA MUSEU DA PUC DE PORTO ALEGRE

         No dia 26 de outubro, alunos das 8ª Séries da EEF Cristo Rei estiveram em Porto Alegre para conhecer o Museu de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica – PUC-RS.
O grupo de 56 alunos teve a oportunidade de conhecer os setores de Matemática, Artes, História, Geografia e Ciências. O passeio teve como objetivo principal despertar o espírito científico, a curiosidade e o gosto pela ciências.
As professoras Fanciele Picollo e Olvilene Bez Fontana, a Diretora Adjunta Adriana Cancellier e a Coordenadora Pedagógica Luciane Idêne dos Santo Rosso Leal  acompanharam e orientaram as turmas.
A aluna Thalia dos Santos que participou do Show de "eletrostática", descreve as impressões que teve: "A sensação é diferente, dá medo e ao mesmo tempo ansiedade sobre o que vai acontecer. É engraçado porque os cabelos ficam arrepiados".
A aluna Maria Eduarda de Melo afirma que: "A viagem de estudo para a PUC foi maravilhosa, aprendi novos conhecimentos e me diverti muito com os meus amigos". 

A Coordenadora Pedagógica das Séries Finais do Ensino Fundamental, Luciane Idene dos Santos Rosso Leal, avalia: "A viagem de estudo para a PUC além de prazerosa, oportuniza diferentes saberes e a ideia é fazer com que ela se torne integrante no calendário escolar.





CIÊNCIAS
1 – Observar os ecossistemas do biociclo terrestre para reconhecer os fatores bióticos e abióticos ali representados.
2 – Reconhecer no habitat representado, o papel de cada ser dentro da cadeia alimentar.
3 – Identificar as mudanças de estado físico da água no processo de seu ciclo.
4 – Sentir e descrever as sensações obtidas num ambiente com atuação (simulação) de um terremoto.

MATEMÁTICA
1 – Identificar dois matemáticos e descrever seus principais estudos.
2 – Destacar dois jogos matemáticos e escrever seus objetivos.
3 – Escrever sobre Pitágoras e fazer o desenho geométrico no verso da folha.
4 – Escreva duas curiosidades que lhe chamaram a atenção.

ARTES
1 – Conhecer obras de grafite e esculturas em argila de povos da América Latina. Ampliando assim o repertório artístico do aluno e as reflexões acerca do tema.
2 – Vivenciar a rotina de museus, perceber o seu funcionamento e sua importância para a socialização dos diversos conhecimentos e também da arte.
3 – Conversar sobre arte em um espaço de arte, possibilitando uma visão mais ampla do sistema das artes visuais e sua função na sociedade.

HISTÓRIA 
1 – Escrever sobre a evolução da leitura e escrita.
2 – Observar gravuras que promovam uma análise dos tempos históricos (passado e presente)