No dia 26 de outubro, alunos das 8ª Séries da EEF Cristo Rei estiveram
em Porto Alegre para conhecer o Museu de Ciência e Tecnologia da Pontifícia
Universidade Católica – PUC-RS.
O grupo de 56 alunos teve a oportunidade de conhecer os setores de
Matemática, Artes, História, Geografia e Ciências. O passeio teve como objetivo
principal despertar o espírito científico, a curiosidade e o gosto pela
ciências.
As professoras Fanciele Picollo e Olvilene Bez Fontana, a Diretora
Adjunta Adriana Cancellier e a Coordenadora Pedagógica Luciane Idêne dos Santo Rosso Leal acompanharam e orientaram as turmas.
A aluna Thalia dos Santos que participou do Show de
"eletrostática", descreve as impressões que teve: "A sensação é
diferente, dá medo e ao mesmo tempo ansiedade sobre o que vai acontecer. É
engraçado porque os cabelos ficam arrepiados".
A aluna Maria Eduarda de Melo afirma que: "A viagem de estudo para
a PUC foi maravilhosa, aprendi novos conhecimentos e me diverti muito com os
meus amigos".
A Coordenadora Pedagógica das Séries Finais do Ensino Fundamental, Luciane
Idene dos Santos Rosso Leal, avalia: "A viagem de estudo para a PUC além
de prazerosa, oportuniza diferentes saberes e a ideia é fazer com que ela se
torne integrante no calendário escolar.
CIÊNCIAS
1 – Observar os ecossistemas do biociclo terrestre para reconhecer os
fatores bióticos e abióticos ali representados.
2 – Reconhecer no habitat representado, o papel de cada ser dentro da
cadeia alimentar.
3 – Identificar as mudanças de estado físico da água no processo de seu
ciclo.
4 – Sentir e descrever as sensações obtidas num ambiente com atuação
(simulação) de um terremoto.
MATEMÁTICA
1 – Identificar dois matemáticos e descrever seus principais estudos.
2 – Destacar dois jogos matemáticos e escrever seus objetivos.
3 – Escrever sobre Pitágoras e fazer o desenho geométrico no verso da
folha.
4 – Escreva duas curiosidades que lhe chamaram a atenção.
ARTES
1 – Conhecer obras de grafite e esculturas em argila de povos da América
Latina. Ampliando assim o repertório artístico do aluno e as reflexões acerca
do tema.
2 – Vivenciar a rotina de museus, perceber o seu funcionamento e sua
importância para a socialização dos diversos conhecimentos e também da arte.
3 – Conversar sobre arte em um espaço de arte, possibilitando uma visão
mais ampla do sistema das artes visuais e sua função na sociedade.
HISTÓRIA
1 – Escrever sobre a evolução da
leitura e escrita.
2 – Observar gravuras que promovam uma
análise dos tempos históricos (passado e presente)