quinta-feira, 14 de abril de 2011

TEATRO


            A professora Tânia da turma 102 do 1º ano apresentou um Teatro sobre letramento. De acordo com a professora o letramento é abrir as portas e janelas do mundo por meio da leitura, da oralidade e ser capaz de se relacionar bem nas diversas práticas sociais. Vimos primeiro que a leitura e a escrita devem ser concebidas dentro de práticas sociais, tornando o aluno capaz de participar de sua comunidade de forma efetiva.  A criança, mesmo não alfabetizada, já pode ser inserida em um processo de letramento, pois ela faz a leitura incidental de rótulos, imagens, gestos, emoções. O contato com o mundo letrado é muito antes das letras e vai além delas.
            O papel da escola é trabalhar a competência comunicativa sem desvalorizar a cultura do aluno, aquilo que traz de seu meio social. Mostrar as diferentes formas de falar. A escola é o ambiente de letramento e o professor é o agente. Quanto à fala não existe certo ou errado, existe o adequado ou inadequado a determinadas situações. Ratificação da fala: repetir de acordo com a norma padrão sem constranger. Para cada contexto social temos uma forma de falar. No processo de educação acontece a transposição da cultura do lar para a escolarizada, elas se somam na escola.
            A base será sempre o letramento, já que leitura e escrita são, fundamentalmente, meios de comunicação e interação, enquanto a alfabetização deve ser vista pela criança como instrumento para que possa envolver-se nas práticas e usos da língua escrita. Assim, a história lida pode gerar várias atividades de escrita, como pode provocar uma curiosidade que leve à busca de informações em outras fontes; frases ou palavras da história podem vir a ser objeto de atividades de alfabetização; poemas podem levar à consciência de rimas e aliterações. O essencial é que as crianças estejam imersas em um contexto letrado - o que é uma outra designação para o que também se costuma chamar de ambiente alfabetizador - e que nesse contexto sejam aproveitadas, de maneira planejada e sistemática. 
            Com o teatro a professora apresentou as linguagens corporal, plástica, musical, dramática, oral, escrita, natural e emocional. Devem-se prever momentos e atividades, no cotidiano escolar, que contemplem todas as linguagens. Fazendo com que a criança se torne capaz de utilizar com eficiência as diferentes formas de se comunicar.